ESTOU COM CÂNCER, E AGORA?
Você acabou de receber o diagnóstico de câncer?
Sinto muito por estar passando por isso, é sempre um susto muito grande descobrir uma doença como essa.
Costumo dizer que a fase da descoberta é como se fosse um luto, quando somos obrigados a deixar de ser quem somos e da maneira que estamos acostumados a ser, para dar lugar a uma nova pessoa. E como qualquer luto, é muito duro dizer adeus.
Acredito que o sentimento da maioria das pessoas nesse momento é de medo, afinal de contas o câncer é uma doença fortemente relacionada ao sofrimento e a morte. Isso porque esses estigmas foram construídos e carregados por muitas gerações, nas quais até fazia um certo sentido, já que o conhecimento científico e clínico a anos atrás era de fato muito precário, e as pessoas muitas vezes já sabiam do seu destino assim que conseguiam ter a certeza de um diagnóstico.
A boa notícia é que os tempos mudaram, e hoje existe muito conhecimento a respeito das causas, do diagnóstico, do desenvolvimento da doença no organismo e dos tratamentos, o que possibilita desfechos positivos, com qualidade de vida e até mesmo a cura propriamente dita em muitos dos casos.
Por isso é muito importante que cada paciente busque conhecimento e informação relacionados a esse novo universo oncológico, para que assim se empoderem do próprio papel como paciente, e se tornem atuantes durante todo o processo, sem ficar à deriva apenas esperando ser conduzido a lugares sombrios e desconhecidos. Há muito o que se fazer pela manutenção da nossa saúde e qualidade de vida enquanto recebemos o tratamento do câncer, não podemos deixar tudo nas mãos dos médicos.
Não estou dizendo que você deva ignorar suas dores diante desse recém diagnóstico. Muito pelo contrário. Todas as suas emoções precisam ser sentidas e acolhidas, por isso eu sempre oriento os pacientes a procurar ajuda de um psicólogo. Eu mesma comecei a fazer terapia desde a primeira sessão de quimioterapia e sigo fazendo até hoje. Se quiser ler mais sobre a importância do cuidado com a saúde mental no tratamento de câncer, clica aqui.
Te desejo um ótimo tratamento, e lembre-se, você não está sozinho(a).