DICAS DE PACIENTE PARA PACIENTE
Ao longo desses anos trabalhando com acolhimento na causa do câncer, pude fazer muitas trocas com inúmeros pacientes, e por isso acabei reunindo algumas das dicas que já ofereci e também recebi e que ajudaram muita gente que enfrentou um tratamento de câncer.
Lembrando que nada substitui as orientações do seu médico, por isso sempre converse com ele(a) antes de tomar qualquer decisão.
PRÉ TRATAMENTO
1. Estabeleça uma rede de apoio:
Rede de apoio são aquelas pessoas que irão te acompanhar mais de perto durante a fase do tratamento, e que você poderá solicitar ajuda caso necessite. Normalmente esse papel acaba sendo dos familiares mais próximos, mas nada impede que seja algum amigo ou vizinho.
O importante é que você se sinta à vontade com essa pessoa.
2. Planeje sua alimentação com antecedência:
Caso você tenha condições de se consultar com uma nutricionista, ela poderá orientar o cardápio personalizado e adequado para a fase do tratamento. Mas caso você não tenha acesso a esse tipo de profissional, se organize antecipadamente para que consiga manter uma alimentação saudável durante as quimioterapias principalmente, cozinhando e congelando refeições, solicitando ajuda para cozinhar (caso o enjoo atrapalhe) ou contratando um serviço de marmitas. O importante é manter uma nutrição adequada para manter seu corpo forte. Se quiser saber mais sobre a importância da alimentação no tratamento de câncer, clique aqui.
3. Cuidado com os cabelos e pelos:
Uma das perguntas que a maioria das pacientes oncológicas mulheres fazem a seus oncologistas é se o cabelo realmente vai cair. Minha oncologista disse que para o tipo de quimioterapia que eu iria fazer, somente 5% das mulheres não perdem os cabelos, e infelizmente eu não fiz parte dessa estatística.
Então resolvi dar algumas dicas para as diferentes situações que você poderá vivenciar e se identificar.
-
Doação de mechas:
Caso você queira doar seus cabelos para a causa do câncer (foi o que eu fiz), sugiro que faça isso antes de começar o tratamento, para garantir mechas mais fortes. A ONG Cabelegria recebe doações de todos os tipos de cabelo em pontos de coleta espalhados por São Paulo e Portugal, como também recebe doações via Correios (foi assim que eu enviei os meus).
-
Touca de resfriamento:
Caso você deseje e tenha a indicação de seu Oncologista para utilizar a touca de resfriamento, que tem o objetivo de minimizar a queda dos fios durante o tratamento, é necessário saber se existe esse recurso no local onde você será tratado, e se terá custos adicionais. Minha Oncologista me orientou a não utilizar, por isso não tenho experiências sobre esse assunto, mas tenho uma amiga, a Michele Salek, que usou, aprovou e pode trocar figurinhas se você desejar. Acesse o perfil dela no Instagram e mande uma mensagem, tenho certeza que ela vai te contar mais a respieito.
-
Sobrancelhas e cílios: