FASE DA CIRURGIA
Para cada tipo de câncer há um determinado tratamento, e nem todos precisarão de cirurgias. Caso seja necessário para o câncer que você tenha, aí vão algumas dicas gerais para se preparar para essa fase.
1.TENHA PACIÊNCIA: Independente do tipo de procedimento que você será submetido(a) ou já se submeteu, garanto a você que seu corpo vai precisar de um tempo para se restabelecer. E sempre quando temos que esperar, ainda mais se tiver sido recomendado repouso ou restrição de movimentos ou cargas, aí que alguns pacientes ficam loucos. Eu já passei por isso e sei como é difícil esse momento. É muito importante que você siga as orientações médicas e respeite o tempo do seu corpo, ele precisa cicatrizar, as vezes se adaptar sem alguma parte, se recuperar da manipulação cirúrgica. Aproveite esse tempo para descansar, ainda mais se sua cirurgia foi realizada depois da quimioterapia.
2. RESPEITE AS ORIENTAÇÕES MÉDICAS: Na época que fiz minhas cirurgias, esse foi o maior desafio que tive, porque queria fazer tudo sozinha mas eu não podia carregar peso, e como resultado tive alguns problemas na cicatrização, por isso insisto tanto nessa dica. Muitas vezes estamos nos sentindo bem e não compreendemos as orientações zelosas da equipe médica, mas elas existem por inúmeros motivos. Seja ficar em repouso absoluto ou então levantar para caminhar, seja não movimentar alguma parte do corpo ou então movimentar os pés a cada meia hora, não importa. Para uma boa recuperação cirúrgica, precisamos seguir todas as orientações da equipe que está nos tratando.
3. PRIORIZE O CONFORTO: Antes da sua cirurgia, certifique que o lugar que você ficará no pós operatório a maior parte do tempo seja um local confortável, iluminado e de fácil acesso. Pode ser seu quarto ou a sala da sua casa, mas é importante que o sofá ou a cama sejam confortáveis, que você tenha acesso a travesseiros e almofadas que possam acomodar bem sua cabeça, braços e tronco, que a passagem até o banheiro, por exemplo seja livre, sem tapetes para que não tenha riscos de tropeções e queda, e que você tenha a seu alcance, o celular, ou livros, ou o controle remoto, um copo de água ou então seus óculos, afinal de contas, ninguém merece ficar dependendo das pessoas para pegar esses itens toda a hora né?
4. ROUPAS ADEQUADAS: Depois de uma cirurgia, normalmente não é bacana usar roupas apertadas e que limitam nossos movimentos. Procure vestir roupas confortáveis, sem elásticos ou botões que possam incomodar, e que possam ser vestidas facilmente mesmo se você tiver alguma limitação de movimentos de membros ou tronco, isso ajuda não só você, mas também o cuidador que estará com você para te auxiliar.
5. HORA DO BANHO: Independente do tipo de cirurgia, a hora do banho é a mais aguardada pelo paciente e pode ser um grande desafio, não só por conta dos curativos, mas também pela insegurança e o cansaço do pós operatório. Procure alguém em quem você confia para ser seu cuidador, pode ser o marido/esposa, mãe/pai, familiares ou amigos, mas é importante que você se sinta a vontade com essa pessoa, principalmente se necessitar de ajuda na hora do banho. Caso você consiga tomar banho sozinho, tenha um tapete antiderrapante e um banco para se sentar e garantir sua segurança, muitas vezes podemos ter tonturas ou muito cansaço nessas horas, então essas estratégias podem ser bem vindas.
6. CUIDADOS COM A ALIMENTAÇÂO: Antes mesmo da sua cirurgia, garanta que você terá comida saudável na sua recuperação. Se organize para fazer o mercado, faça comida com antecedência e congele em marmitas, ou então combine com seu cuidador que fique responsável por essa parte. Nosso corpo precisa de energia para se recuperar de uma cirurgia, então é fundamental que os alimentos sejam saudáveis, respeitando todas as orientações dos médicos e nutricionistas. Para saber mais sobre a importância da alimentação no pós operatório, clica aqui.
7. FISIOTERAPIA: Não estou puxando a sardinha para o meu lado porque sou Fisioterapeuta, na verdade eu digo isso por ter precisado fazer Fisioterapia depois da minha mastectomia. Muitos casos cirúrgicos acabam necessitando desse tipo de acompanhamento, mas nem sempre os pacientes são orientados pelos médicos ou possuem acesso a esse tipo de tratamento, o que pode prejudicar ou atrasar a recuperação da cirurgia. Por isso, caso você receba essa orientação ou então necessite por motivos de dor ou limitação nos movimentos, procure um Fisioterapeuta com experiência nesse tipo de recuperação e siga as orientações que receber.
DESEJO UMA EXCELENTE CIRURGIA E UMA ÓTIMA RECUPERAÇÃO.